• Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor!
Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também apresentar todas as cerdas da mesma altura para uma completa massagem dos dentes e gengiva, alem, é claro, de ser macia.
• A perda dos dentes é conseqüência natural do envelhecimento.
Mentira. A perda dentária é conseqüência de doenças gengivais mal tratadas, traumas e composição genética. Com tratamento de prevenção é possível chegar a 3ª idade com todos os dentes na boca.
• Mau hálito é problema de estômago.
Mentira. O mau hálito pode ter origem local (na boca), sistêmica, ou ainda os dois fatores associados, o que é mais provável. Mas problemas estomacais (como gastrite, úlcera...) não provocam mau hálito. Em geral são provocados por problemas decorrentes de higiene oral mal feita ou infecção nas vias aéreas superiores.
Verdades:
• Chupeta faz mal para a dentição das crianças.
De um modo geral sim. Porém em determinada época pode estimular a musculatura e o próprio nascimento de alguns dentes. O correto é procurar um odontopediatra para saber maiores detalhes sobre a correta época e indicação para uso de chupetas.
• Quanto mais cedo se colocar o aparelho ortodôntico, melhor.
O prognóstico tende a ser mais favorável, o tratamento mais rápido e é possível estimular ainda, quando criança, o potencial de crescimento das arcadas dentárias, favorecendo toda a movimentação dos dentes e se conseguindo resultados mais estéticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário