sábado, 23 de abril de 2011

Beijo

É claro que eu não poderia deixar de falar sobre o beijo, todos sabemos que é bom não é mesmo?


Mas temos que tomar alguns cuidados, pois existem doenças que podem ser transmitido por este ato prazeroso.

O que acontece é que a nossa boca está repleta de bactérias. Algumas fazem bem e algumas fazem mal. Um beijo nada mais é que uma grande troca de bactérias entre os fulaninhos e sicraninhos. Esses microrganismos estão presentes, principalmente, em nossa saliva. Existem bactérias específicas que causam a cárie, ser portador dessas bactérias não é um decreto de que alguém terá cavidades, pois a cárie é uma doença multifatorial, ou seja, precisa de uma combinação de fatores para ocorrer.

Mas quando esses fatores se encontram, o que não é nada raro… já era.

Tenha em mente que qualquer doença que seja transmitida por bactérias e vírus presentes na cavidade oral, em tese, pode ser adquirida através de um beijo. Gripe, mononucleose, tuberculose, hepatite B, herpes, sífilis…. Destas, quero chamar a sua atenção para a mononucleose.

A mononucleose é uma doença transmitida pelo vírus Epstein-Barr e que é “carinhosamente” chamada de doença do beijo. É caracterizada por 4 sintomas principais: fadiga, dor de garganta, febre e aumento de linfonodos (“ínguas”). Uma complicação mais séria dessa enfermidade é a esplenomegalia, que é um aumento do baço, podendo chegar, em casos extremos, à sua ruptura. Pode ser fatal.

Ora, para evitar a mononucleose é só não beijar alguém que tenha esses sintomas, certo? Errado. A pessoa que entra em contato com o vírus, caso manifeste a doença, leva de 4 a 8 semanas para apresentar os sintomas. Dá tempo de beijar bastante gente! :D

Mas não fiquem tristes amiguinhoooos… beijar é muito bom, mas não é só alegria… tem suas consequências. Portanto, antes de sair por aí trocando bactérias, tente se certificar da procedência delas. Sua saúde agradece.


Retirado do http://medodedentista.com.br/2011/04/doenca-do-beijo.html e adaptado por mim ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário